Alliance Boots, uma das grandes redes de distribuição e de varejo de medicamentos da Europa, adquiriu 25% do controle da Athos Farma, a quarta maior distribuidora de remédios do país, controlada pela família Dias.
O negócio, que deve ser anunciado oficialmente hoje, indica o despertar do capital estrangeiro por um segmento em franca expansão - previsão de crescimento de 7% a 10% nos próximos cinco anos - combinado com um movimento de consolidação das vendas de medicamentos por intermédio de distribuidores.
"Vamos colher os frutos desta parceria, buscando a liderança do mercado em consolidação", afirmou Luciana Dias, presidente da Athos Farma.
O mercado brasileiro de distribuição de medicamentos movimentou R$ 23,2 bilhões no ano passado, e vem passando por uma fase de concentração em um número menor de distribuidores. Do total de vendas, cerca de 55% delas, segundo estimativas, estão nas mãos das empresas Santa Cruz, Panarello, Profarma e Athos.
Embora os detalhes financeiros do negócio não tenham sido revelados pelas partes alegando questões de confidencialidade, a transação indica o primeiro negócio no Brasil realizado pela Alliance Boots, fruto da fusão ocorrida em 2006 entre a distribuidora Alliance UniChem e a varejista inglesa Boots.
A maioria das distribuidoras de medicamentos possui controle familiar e são empresas de capital fechado - exceção feita à Profarma, que captou cerca de R$ 350 milhões por meio de uma oferta pública de ações ocorrida em outubro de 2006. A empresa vendeu 49% de seus papéis no mercado.
A aquisição da fatia acionária envolve apenas acordos no segmento de distribuição de medicamentos - excluindo, portanto, o ingresso da rede de varejo Boots no país. A transação deve ser concluída no fim do ano.
Luciana Dias disse que a intenção é oferecer serviços à indústria nas áreas de compras, vendas e logística. "Traremos para cá uma visão de uma empresa com operações globais que vão desde a Inglaterra até a China." A Athos, que contou com a ajuda da consultoria Ster Capital na elaboração do plano estratégico, negociou a parceria durante três anos.
A distribuidora, cujo foco de atuação era maior nas regiões Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Norte, completou recentemente sua abrangência nacional. Ao concluir neste ano a compra da ANB Farma, de Curitiba, a distribuidora passou a atender a região Sul. "Nos transformamos em uma distribuidora nacional", disse Luciana.
Além da maior amplitude, a Athos reforçou sua atuação no interior de São Paulo com um abertura de um novo centro de distribuição (CD) com 4,5 mil m2 em Ribeirão Preto e outro no Rio de Janeiro, com 6,5 mil m2. Há planos ainda de abertura de um segundo CD na capital paulista. A equipe de vendas em São Paulo, que tinha 60 pessoas, será ampliada ainda em agosto para 190 representantes.
"Com o reforço em São Paulo e a entrada no Sul, entramos com força nos outros 50% de mercado em que estávamos ausentes", disse. Os 17 CDs da Athos atendem hoje 26 mil das estimadas 55 mil farmácias existentes no Brasil. Sua meta para este ano é chegar a 28 mil varejistas. Além de medicamentos, a empresa também prevê ingressar no segmento de distribuição de produtos de higiene e beleza, além de ampliar o foco na venda de produtos hospitalares.
Criada em 2003 com a fusão de distribuidores regionais de medicamentos, entre eles a Intermed Farmacêutica (fundada em 1962 pela família Dias), a Athos faturou R$ 1,72 bilhão no ano passado. A previsão é chegar a R$ 2,3 bilhões em 2008, o que já deve incluir as vendas da ANB. Nos últimos três anos, as vendas da empresa cresceram, em média, 25% ao ano ao passo que o mercado expandiu-se em 8,5%.
O grupo Alliance Boots faturou US$ 24,1 bilhões no ano passado com atuação em mais de 20 países. O grupo possui 370 centros de distribuição e atende 135 mil farmácias, entre outros pontos de vendas.
FONTE: Valor Econômico / Panews
Nenhum comentário:
Postar um comentário