Órgão regulador europeu fez alerta para o risco de problemas psiquiátriocos relacionados ao remédio.
PARIS - A empresa farmacêutica Sanofi-Aventis suspendeu temporariamente as vendas do medicamento contra a obesidade Acomplia na Europa. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 23, depois que agências de saúde disseram que os riscos que oferece são maiores que seus benefícios. A suspensão também vale para o Brasil.
O Acomplia é comercializado em 32 países. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a suspensão da comercialização no País parte do próprio laboratório, até que mais informações sobre os riscos de sua utilização sejam avaliadas - seu registro, esclarece a agência, continua válido.
Em nota, o laboratório reafirma a decisão de acatar a recomendação e pede aos pacientes que procurem seus médicos para discutir o tratamento.
A decisão se segue à recomendação da Agência Européia de Medicamentos, baseada em Londres, que anunciou que um estudo revela que pessoas obesas que usam Acomplia têm aproximadamente o dobro dos riscos de desenvolver complicações psiquiátricas que os pacientes submetidos a um placebo.
No ano passado, a FDA, órgão regulador de medicamentos dos Estados Unidos, havia rejeitado a droga, depois de revisar estudos que indicavam risco de depressão, ansiedade e distúrbios de estresse.
Download do comunicado oficial divulgado pela Sanofi-Aventis.
Fonte: Associated Press (com O Estado de S. Paulo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário