Área para PESQUISA

Pesquisa personalizada

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

SNGPC: Farmácias podem se credenciar no SNGPC até 17 de fevereiro

A Coordenadoria de Vigilância Sanitária (Covisa) da Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que foi estabelecido um novo prazo para que as farmácias e drogarias de Sergipe se cadastrem no Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), software criado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para dar mais controle à comercialização de medicamentos psicoativos. Os estabelecimentos farmacêuticos podem realizar o credenciamento até o dia 17 de fevereiro.

As farmácias deveriam ter se cadastrado no SNGPC até o último domingo, 27, contudo, como até o momento a adesão foi inferior a 50%, um novo prazo foi estabelecido junto à Anvisa para o Estado. Em algumas farmácias da capital o sistema já está em operação. A expectativa é que todas as farmácias e drogarias do país adotem o sistema até abril deste ano.

De acordo com a Covisa, o adiamento do prazo visa ao não desabastecimento dos remédios controlados. Nesta terça-feira, 29, técnicos da Covisa estadual devem visitar algumas farmácias em São Cristóvão, Laranjeiras e Barra dos Coqueiros para fazer um alerta sobre o sistema.

O SNGPC é uma iniciativa da Anvisa, em parceria com a Secretaria Nacional Antidrogas (Senad). Através do novo sistema, as farmácias enviam por meio eletrônico informações sobre comércio e consumo de remédios controlados às vigilâncias municipais, estaduais e à própria Anvisa. Atualmente, os registros de são feitos manualmente, por meio de livros de registros, cujos relatórios podem demorar até um ano para chegar à Agência.

Com informações da ASN \ INFONET

Nenhum comentário: