As maiores redes de farmácias do País têm planos de dobrar o número de lojas neste ano e buscam a abertura de capital para enfrentar a concorrência, como já fez a Drogasil e, em breve, ocorrerá com a rede Droga Raia. O avanço das redes supermercadistas no ramo de farmácias e o anúncio da chegada de redes internacionais no mercado brasileiro provocaram uma reação dos empresários de farmácias.
A Farmais, por exemplo, deu prioridade à expansão por franquias e tem meta de abrir 92 unidades este ano, mais que o dobro de 2007. A rede tem 600 lojas em operação e anuncia novas unidades em Sorocaba, Ribeirão Preto e Bauru e na capital paulista.
Em ritmo semelhante, a Drogaria Onofre, que também prevê a abertura de capital em breve, estima um salto no faturamento de R$ 530 milhões, em 2007, para R$ 800 milhões este ano, devido ao aumento de lojas e ao investimento em seu novo Centro de Distribuição em São Paulo. Hoje, a rede é composta por 33 lojas e o plano é se tornar uma das maiores do mundo na entrega de medicamentos em domicílio.
Enquanto isso, o Wal-Mart confirma mais 40 drogarias de bandeira própria este ano, segundo o diretor-geral de Farmácias, Élcio Bello. "Essa área é uma das prioridades do Wal-Mart, que tem hoje 134 farmácias no País", diz. O Carrefour, com102drogarias em suas unidades, quer mais 50 só no 1º semestre. Este ano, todas as lojas a serem abertas terão drogaria. Essa é a estratégia também do Grupo Pão de Açúcar, pioneiro no segmento, em 2001. Este ano, todas as novas unidades do Extra terão farmácias próprias, que virão somar-se às 142 do Grupo.
Fonte : DCI \Panews
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