Área para PESQUISA

Pesquisa personalizada

terça-feira, 4 de março de 2008

Etiqueta inteligente' deve chegar ao comércio nos próximos anos

Ela indica, por exemplo, a origem do produto, ingredientes e riscos à saúde.
Microchip tem capacidade de armazenar o mesmo de informação que um aparelho de mp3.

Pesquisadores do parque de tecnologia de São Carlos, no interior de São Paulo, apresentaram nesta quarta-feira (27) uma novidade tecnológica que deve chegar ao comércio nos próximos anos para substituir o código de barras: a "etiqueta inteligente". Um microchip, quase invisível, com capacidade de armazenar o mesmo de informação que um aparelho de mp3.

A vida do consumidor vai ficar mais fácil e prática. Hoje, na hora de pagar, ele precisa passar produto por produto e isso, as vezes, demora muito. Com o novo sistema, é só passar com o carrinho, sem retirar a mercadoria, que a máquina registra o valor total e debita na conta bancária do cliente, que já esta cadastrado no supermercado.

Ela indica, por exemplo, a origem do produto, quando foi fabricado, ingredientes, prazo de validade, condições de transporte, risco à saúde, enfim; uma lista incalculável de informações. O comerciante administra melhor os custos e o consumidor fica mais poderoso.

Com o número de série, a pessoa entra no sistema do fornecedor. Remédios falsificados também vão ser descobertos com uma consulta rápida pela internet. O consumidor vai saber até de que boi saiu o bife que está no prato.

O sistema é o mesmo do "Sem Parar", usado em pedágios. Antenas captam os sinais emitidos pelo microchip e as informações são lidas por um programa desenvolvido por uma empresa de São Carlos. Com o sistema, ficção científica não fica tão longe da realidade.

FONTE: G1 / PANEWS

Nenhum comentário: