Apesar das ameaças regulatórias que podem mudar o modelo de negócios das farmácias, reduzindo o valor de seus ativos, o mercado está aquecido. No Distrito Federal (DF), a chegada de duas grandes empresas do setor - Drogasil e Pague Menos - provocou a união das redes Rosário e Distrital. Álvaro Silveira Júnior, diretor-executivo dessa nova empresa, informa que foi feita troca de ações entre os controladores da Rosário (Álvaro Silveira) e da Distrital (Felipe Faria) para formarem uma só empresa.
As duas marcas serão mantidas, preservando seus diferentes nichos. O diretor diz que a Rosário procura atender às classes A, B e C. A Distrital fica com os pontos de venda mais nobres. Dessa maneira, agora há direção unificada para 75 lojas e 1,3 mil empregados. A Distrital tem 11 lojas.
Para o segundo semestre de 2010, Silveira Júnior revela que há um plano de expansão para algumas cidades de Goiás mais próximas ao DF. Admite que também serão observadas outras oportunidades, mas não há projeto de abrir o capital.
Neste ano, a expectativa do dirigente da Rosário/Distrital é de aumento de 30% nas vendas. Nos 12 meses entre agosto de 2008 e setembro de 2009, o setor faturou aproximadamente R$ 29 bilhões, segundo Silveira Júnior.
A Rosário/Distrital vai continuar vendendo os produtos não ligados diretamente à saúde - bomboniere, águas, cartões telefônicos etc. -proibidos pelas Instruções Normativas 9 e 10 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) porque há lei no DF que autoriza a atividade.
O diretor das redes Rosário e Distrital comenta que a retomada do crescimento da economia é um bom potencial para o varejo em geral e, nesse cenário, o segmento das farmácias também fica muito aquecido. Em Brasília, há rumores de que o grupo Pão de Açúcar está interessado.
No DF, as redes Rosário e Distrital passaram a formar a maior empresa. Em segundo lugar vem a Drogasil, única empresa que abriu o capital no setor. Em Brasília, cresceu com a aquisição das 26 lojas da rede Vison, que era do senador Adelmir Santana (DEM-DF). A Pague Menos, a maior do país, já está no DF.
A Drogasil é uma das maiores redes de farmácias do país e teve lucro líquido de R$ 22,1 milhões no segundo trimestre de 2009, o que significa crescimento de 73,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. O resultado positivo de R$ 35,9 milhões no primeiro semestre representa incremento de 61,2% em relação mesmo período de 2008.
Silveira Júnior confirma que todo o grande varejo está aquecido, principalmente os segmentos que não dependem de crédito para vender. O maior estímulo, segundo ele, é do aumento de renda da população que ganha menos e passou a consumir.
As 28 empresas representadas pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), as maiores do mercado, tiveram aumento de 22% nas vendas em 2008 e, de acordo com Silveira Júnior, não sentiram grande impacto da crise no lado do consumidor. O que ocorreu foi o aperto do crédito para as empresas.
FONTE: VALOR ECONÔMICO \ PANEWS
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