Otimizar a atuação das distribuidoras, possibilitando uma gestão mais eficaz de pedidos de compras, maior controle sobre emissão e trânsito de notas fiscais e aviso de embarque de carga. Este é o principal objetivo da parceria firmada entre a Associação Brasileira do Atacado Farmacêutico (Abafarma) e o IMS Health para a implantação de um sistema de e-commerce dentro das distribuidoras de medicamentos.
O presidente da Abafarma, Luiz Fernando Buainain, frisou que a ferramenta de e-commerce já está integrada a um grande número de laboratórios, distribuidores, atacadistas e redes de varejo. A solução do IMS, segundo ele já está em funcionamento em 11 laboratórios, entre eles a Pfizer, Ache, Nicomed e EMS. "Agora, toda a cadeia produtiva de medicamentos será beneficiada pela automatização da captação dos pedidos, redução dos erros e liberação da mão-de-obra".
Segundo o dirigente, o projeto é uma antecipação da obrigatoriedade da utilização da Nota Fiscal Eletrônica, que começa em dezembro de 2008, com exceção do estado de Mato Grosso - onde a exigência já está em vigor desde o dia 1° de setembro. O Protocolo ICMS 88, do Ministério da Fazenda, determina que fabricantes, distribuidores e comerciantes atacadistas de medicamentos serão obrigados a utilizar a Nota Fiscal Eletrônica, em substituição às notas até então adotadas.
"As empresas atacadistas deverão gerar um arquivo eletrônico contendo as informações fiscais da operação comercial, assinado digitalmente, garantindo assim a integridade dos dados e a autoria do emissor".
A Abafarma, criada em 1999, reúne as 23 maiores distribuidoras de medicamentos do Brasil, responsáveis por 80% do PIB do setor e com faturamento mensal médio de R$ 16,7 milhões. Atualmente, as associadas à entidade atendem 55 mil farmácias, hospitais e clínicas e geram cerca de 28 mil empregos.
FONTE: Monitor Mercantil / Panews
Nenhum comentário:
Postar um comentário